ERROS REFRACIONAIS NA INFÂNCIA

 Hipermetropia

O normal na infância é a criança ser hipermétrope, porém existem valores de hipermetropia que mudam conforme a idade da criança. Até certo nível (grau) de hipermetropia (que varia com a idade), não é necessário o uso de óculos, pois o sistema ocular da criança tem a capacidade para corrigir este grau (através da acomodação) e a criança consegue ficar com a visão nítida para longe e perto.

Quando a criança tem hipermetropia maior do que seria o normal para a idade surge uma dificuldade para compensar o grau, podendo, assim, acarretar baixa visão para longe e para perto, desvio ocular (estrabismo) e dores de cabeça.

O grau de hipermetropia pode diminuir conforme o olho da criança cresce, podendo desaparecer após a adolescência.


A luz é focada atrás da retina (visão mais difícil para perto).

A correção é realizada com lentes convergentes (convexa) (positivas)

 

Miopia

Surge geralmente no final da infância, podendo porém aparecer mais precocemente. Nestes casos a criança tem dificuldade em identificar objetos à distância, mas apresenta visão normal para perto, não tendo dificuldade para ler um livro ou usar o computador.

Quase todas as crianças míopes vão necessitar usar óculos. O grau freqüentemente aumenta, até a idade adulta, não existindo nada comprovado para evitar ou diminuir essa progressão.

Crianças que foram prematuras e os orientais têm maior tendência a serem míopes.

 

 A luz é focada na frente da da retina (visão mais difícil para longe)

 

 

 A correção é realizada com lentes divergentes (concava)(negativas)

 

Astigmatismo

 É uma irregularidade na córnea que pode distorcer a visão de longe e de perto. Pode estar presente em qualquer idade, e nem sempre é obrigatório o uso de óculos, pois diferentemente da miopia, o astigmatismo não causa uma baixa tão grande da visão.

O astigmatismo tem evolução variável, podendo aumentar, permanecer estável e às vezes até regredir com o crescimento.

 

 A luz sofre convergência assimétrica nos olhos por alteração na curvatura da córnea (visão embaçada para longe e perto)

 

 

 A correção é realizada com lentes tóricas ou cilíndricas

 

 Anisometropia

 É uma diferença significativa de grau entre um olho e o outro. Quando isso acontece, a visão de um dos olhos pode não desenvolver (ambliopia ou olho preguiçoso), sendo necessário não só o uso de óculos como também o uso de oclusão (tampão).

A diferença de grau entre os olhos tende a permanecer a mesma até a idade adulta, apesar de poder haver uma alteração no grau de cada olho isoladamente.